Post Top Ad

segunda-feira, 4 de março de 2024

Mercado editorial e livros como instrumentos de transformação social - Fonte: PublishNews

 Revista USP reconstitui período da história do setor editorial brasileiro - Destaque para os livreiros no Estadão



A nova edição da Revista USP reconstituiu a história do mercado editorial brasileiro entre 1950 e 1980, período marcado por disputas ideológicas e mobilização dos livros como instrumento de transformação social. No conjunto de artigos reunidos pela professora Marisa Midori Deaecto e pelo pós-doutorando Hugo Quinta, ambos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, encontra-se um vislumbre das conexões entre mercado editorial e política no Brasil de meados do século 20.

Em sua coluna no Estadão, Marcelo Rubens Paiva conta a história do Merça, o bar literário localizado na Sumaré, e sua relação pessoal com o local.

O jornal também publicou uma matéria sobre as habilidades dos livreiros em desvendar os enigmas dados pelos clientes. O gancho foi o quadro Sabe aquele livro? do podcast Livros no Centro, da Livraria Megafauna.

Folha adiantou que Roberto de Carvalho, músico e viúvo da Rita Lee, vai lançar uma biografia. Para escrever a obra, Roberto conta com a ajuda de Guilherme Samora, editor de Rita Lee: Outra autobiografia (Globo Livros). O livro deve sair no segundo semestre.

O Globo trouxe uma entrevista com Ricardo Piquet, presidente do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), e que vai abrir um Museu no Jardim Botânico, no Rio.

Segundo Piquet, os museus avançam como ‘hubs’ de oportunidade no país. “De um lado, cresceu a demanda por cultura — por livros, filmes, música, shows, lives, exposições e espetáculos diversos — ampliando a conexão do público com espaços culturais. De outro, o restabelecimento da Lei Rouanet, a partir de 2023, permitiu a captação de mais recursos para alavancar a produção e atrair empresas e patrocínio aos projetos”, diz.

Em sua coluna n'O Globo, Ancelmo Gois contou que a saúde mental dos indígenas virou tema de livro da Fiocruz. A obra Fiocruz é SUS: rodas de saberes, práticas compartilhadas, vai ser lançada pela Plataforma IdeiaSUS da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

E na seção favoritos do Nexo, a editora Sâmela Hidalgo indicou cinco HQs feitas por autores da região Norte do país.

Fonte: Apanhadão da semana: Mercado editorial e livros como instrumentos de transformação social | PublishNews


00:51 / by / 0 Comments

Post Top Ad