Post Top Ad

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Estado do Rio aprova fomento à literatura de cordel nas escolas Fonte: PublishNews


Lei prevê a criação de um programa para incentivar o ensino do gênero literária em sala de aula


Um projeto sancionado pelo governador do Rio de Janeiro prevê a criação de um programa de fomento à Literatura de Cordel nas escolas públicas e privadas do Estado. A Lei 9.958/22, de autoria dos deputados Marcelo Dino (União) e André Ceciliano (PT), foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada em Diário Oficial Extra do Executivo da sexta-feira (6).

O Programa tem como objetivos "contribuir para o conhecimento da comunidade escolar acerca da cultura popular brasileira, valorizar e promover a Literatura Popular em Verso e conscientizar sobre a importância da cultura regional, promovendo uma educação que respeite a diversidade, em especial a cultura nordestina".

"É importante preservarmos e promovermos a Literatura de Cordel, que já foi muito estigmatizada, devido ao linguajar despreocupado e regionalizado. Hoje ela é bem respeitada, tendo, inclusive, uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel, sediada no Rio de Janeiro. Entendemos que o Estado do Rio de Janeiro tem as raízes de sua cultura muito influenciada e relacionada à imigração nordestina, sendo a literatura de cordel importante para valorização desta cultura”, argumentaram os autores na justificativa do projeto.

Fonte: Estado do Rio aprova fomento à literatura de cordel nas escolas | PublishNews

12:41 / by / 0 Comments

Post Top Ad