Post Top Ad

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Rio de Janeiro quer ser a Capital Mundial do Livro 2025 - Fonte: PublishNews

 

Encontro promovido pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio na última semana reuniu representantes do setor do livro para detalhar os planos da prefeitura para a candidatura.


Um encontro promovido pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio na última semana reuniu representantes do setor do livro para detalhar os planos da prefeitura para a candidatura do Rio de Janeiro como Capital do Livro 2025. O título é concedido desde 2001 pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Participaram da reunião com o secretário Marcelo Calero o presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), Dante Cid, a GL Events, que organiza junto com o SNEL a Bienal do Livro Rio, a Associação Nacional de Livrarias (ANL), o Real Gabinete Português de Leitura, a Fundação Biblioteca Nacional, a Academia Brasileira de Letras (ABL), a Fundação Roberto Marinho, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), Pen Clube, além de representantes de órgãos dos governos estadual, municipal e federal e da Organização dos Estados Americanos.

O secretário lembrou na reunião que este é um momento de somar esforços diplomáticos para a candidatura do Rio de Janeiro e destacou as oportunidades que o título trará.

“Nesse momento, com total apoio da prefeitura do Rio, nós queremos que as entidades aqui presentes trabalhem em suas redes, de maneira totalmente desburocratizada pela candidatura”, pontuou. “Com a experiência que já trazemos, inclusive das Olimpíadas, mostramos que já podemos aproveitar muito do que já é feito pela cidade, em programas que podemos potencializar com esse título”, destacou.

A cidade vencedora para o ano de 2025 será revelada pela Unesco até o fim do mês de agosto. Para Dante Cid, a eleição do Rio de Janeiro vai representar uma vitrine importante para o setor editorial de todo o país.

“Nós vamos conversar com associações internacionais de editores, trazer os nossos pares para apoiar a candidatura do Rio de Janeiro e fazer acontecer essa conquista. No ano em que a Bienal completa 40 anos, esperamos receber todos em primeiro de setembro na abertura, para comemorarmos essa conquista”, destacou, em um comunicado enviado ao PublishNews. 

Consultora e curadora do SNEL na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, Martha Ribas ressaltou a importância da união dos esforços pelo título.

“Essa candidatura é de um tamanho gigante para toda a comunidade lusófona, para a América do Sul, pela importância da literatura como costura da cidade do Rio de Janeiro. Estar todo mundo junto por esse esforço é muito bonito, pois ela muda a vida de autores, leitores, livrarias e editores, de todas as entidades, pois vamos passar um ano juntos comemorando e trabalhando”, destacou.

 

Sobre a Capital Mundial do Livro

 

A Unesco seleciona anualmente uma cidade para se tornar a Capital Mundial do Livro, durante um período de doze meses, a partir do dia 23 de abril, conhecido como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor.

As cidades candidatas preparam um dossiê detalhando suas iniciativas e projetos destinados a promover o livro e a leitura. Além disso, a cidade escolhida assume o compromisso de difundir o livro para todas as pessoas e desenvolver programas e atividades relacionados ao tema ao longo do ano.

Recentemente, as cidades selecionadas incluíram Sharjah (2019), Kuala Lumpur (2020), Tbilisi (2021), Guadalajara (2022), Accra (2023) e Estrasburgo (2024).



Fonte: https://www.publishnews.com.br/materias/2023/06/06/rio-de-janeiro-quer-ser-a-capital-mundial-do-livro-2025




08:56 / by / 0 Comments

Post Top Ad