Post Top Ad

terça-feira, 4 de abril de 2023

Agenda dos Museus-Casas Literários de São Paulo em abril tem passeios, sessões de cinema e sarau - Fonte: PUBLISHNEWS

      Imagem de © André Hoff. 


A Casa das Rosas, a Casa Mário de Andrade e a Casa Guilherme de Almeida anunciaram suas programações para o mês de abril, em uma agenda que inclui passeios, sessões de cinema, sarau e contação de histórias.

As instituições integram a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, equipamento da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis. Acompanhe alguns destaques da agenda:

Cinema, dicas de tradutores literários e passeio pelo Pacaembu movimentam a Casa Guilherme de Almeida

O museu Casa Guilherme de Almeida inicia o mês com o curso "Nouvelle Vague Tcheca: O outro lado da Europa", ministrado por Gabriela W. Linck, graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP). A atividade, que ocorre aos sábados, das 10h às 12h, pretende traçar um panorama da Nouvelle Vague Tcheca, um dos movimentos mais criativos e transgressores do cinema, com filmes que permaneceram na obscuridade até o início dos anos 1990. As inscrições para o curso já podem ser feitas aqui.

Como parte do curso acontecerá também uma sessão de cinema comentada do filme As pequenas margaridas (1966), de Věra Chytilová. O longa, voltado à história de duas adolescentes ousadas que percebem o caos do mundo e decidem colocar em prática uma série de travessuras de apelo destrutivo, será exibido no dia 8 de abril, às 16h, e os interessados não precisam participar do curso para assistirem ao filme, basta se inscreverem no link.

O Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida realizará no dia 13 de abril, das 19h às 21h, a palestra Tradutores Recomendam, com Paulo Henriques Britto, escritor, tradutor e professor de Tradução, Literatura e Criação Literária da PUC-Rio. A atividade integra um ciclo de palestras em que tradutores apresentam livros traduzidos de sua preferência e comentam critérios de escolha de uma tradução literária, particularidades do trabalho de tradutor e o prazer da leitura de um livro bem traduzido. Para participar, basta se inscrever no link.

Já no dia 16 de abril, das 15h às 16h, o Núcleo de Ação Educativa do Museu realizará a visita temática "Pacaembu: o bairro da Casa da Colina", que acontecerá na Casa Guilherme de Almeida, quarta residência a ser construída na Rua Macapá, na região do Pacaembu. Nesta visita será contado um pouco da história do bairro e seu desenvolvimento até os dias atuais. Inscrições aqui.

Sarau, exibição de filmes e histórias para crianças com o recurso em LIBRAS acontecem na Av. Paulista

Localizado na Avenida Paulista, o museu Casa das Rosas está em reforma, mas atividades ainda ocorrem no espaço do jardim. Não há necessidade de inscrição para participar.

No dia 30, às 15h, o gRUPO êBA!, de contação de histórias, que estuda a cultura popular da infância e a cultura surda, apresentará a história Menina-Pássara, inspirada no livro O grito da gaivota, da escritora surda francesa Emmanuelle Laborit. A atividade será acessível na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Casa Mário de Andrade aborda o Cordel e o movimento modernista, além de oferecer um passeio pela Lapa

A fim de apresentar aspectos pouco debatidos relacionados à Semana de Arte Moderna de 1922, como a representação da Música Popular Brasileira, do cinema e do teatro que não foram incluídos no evento, o museu Casa Mário de Andrade realizará a palestra "Um Balanço da Semana de Arte Moderna de 1922", com Jason Tércio, escritor e jornalista com mestrado em literatura brasileira, biógrafo de Mário de Andrade. A atividade acontecerá no dia 11 de abril, das 19h às 21h, e os interessados já podem se inscrever neste link.

O Clube de Leitura Casa Mário de Andrade, que vem trabalhando desde janeiro com a temática de cordel, está caminhando para o último encontro, no dia 29 de abril, das 16h30 às 18h, com inscrições disponíveis aqui. Nesse mês, a atividade organizada por Lucineide Vieira, pós-graduada em Língua Portuguesa pela PUC-SP, e por Josué Gonçalves de Araújo, escritor de poemas de cordel e responsável pela Editora Areia Dourada, terá como convidada a sergipana, pedagoga e cordelista Izabel Nascimento com Cordel de pai e filha, obra de própria autoria.

O Núcleo de Ação Educativa da Casa Mário de Andrade realizará no dia 29 de abril, das 10h às 13h, o tradicional Encontro Peripatético do museu — baseado no conceito aristotélico de “ensinar passeando”. Nesta edição os participantes poderão fazer um passeio imersivo pela história do bairro da Lapa, inspirado na obra Os contos de Belazarte de Mário de Andrade, tendo em vista que a região é cenário da maioria dos contos do livro. O ponto de encontro é no Centro Cultural Tendal da Lapa. Para participar da atividade Transbordamentos de 22: pelos caminhos da Lapa de Belazarte basta se inscrever pelo site.

Casa Guilherme de Almeida

Museu - R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP

Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128

Programação gratuita

Casa das Rosas

A Casa das Rosas está passando por restauro. O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: 11 3673-1883 | 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site.

Jardim do museu aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h

Avenida Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo - SP

Programação gratuita

Casa Mário de Andrade

Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085

Programação gratuita

FONTE: Agenda dos Museus-Casas Literários de São Paulo em abril tem passeios, sessões de cinema e sarau | PublishNews


06:44 / by / 0 Comments

Post Top Ad