Post Top Ad

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Prometendo ser mais digital e plural, Jabuti abre inscrições para sua edição de 2021 - Fonte: PUBLISHNEWS

 A partir desta edição, eixos Ensaios e Livro mudam de nome e regulamento fica               mais claro e inclusivo. Autores e editoras podem se inscrever até 1º/07.



A Câmara Brasileira do Livro (CBL), abre nesta quinta-feira (06), as inscrições para a 63ª edição do Prêmio Jabuti, que será marcada – segundo os organizadores e comissão técnica – pela forte presença digital e pluralidade.

Nesta edição, o editor e tradutor Marcos Marcionilo assumiu a curadoria do evento e procurou construir uma curadoria coletiva, trazendo para o seu time Ana Elisa Ribeiro, Bel Santos Mayer, Camile Mendrot e Luiz Gonzaga Godoi Trigo. Segundo Marcionilo, o Jabuti “dará um instantâneo dos dilemas e possibilidades de nosso tempo na perspectiva de quem pensa o Brasil” e para isso, algumas mudanças foram feitas.

Para começar, as inscrições passarão a ser feitas pelo Portal de Serviços da CBL. Autores e editores que já possuem cadastro podem efetuar o login com o usuário preexistente, ou adicionar um novo, e selecionar “Prêmio Jabuti”. Já os novos usuários precisarão efetuar um cadastro, criar um login e uma senha antes de selecionar “Prêmio Jabuti” e dar sequência à inscrição. O prazo para se inscrever na 63ª edição do prêmio termina no dia 1º de julho, às 18h.

Além disso, pelo quinto ano consecutivo, os valores das inscrições não foram alterados e haverá também um desconto de 10% para todas as inscrições realizadas nos primeiros 30 dias – das 12h do dia 6 de maio até às 23h59 do dia 4 de junho.

Mudanças nas categorias

Em 2018, na sua 60ª edição, o Prêmio Jabuti diminuiu categorias e as dividiu em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. Agora, em 2021, o eixo Ensaios passa a se chamar Eixo Não Ficção, e o Eixo Livro torna-se Eixo Produção Editorial.

Já na categoria Livro Publicado no Exterior — uma parceria da CBL com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) —, há novas formas de premiação para a editora nacional da obra vencedora. Além da estatueta, caso já seja filiada ao Projeto Brazilian Publishers, a editora será contemplada com uma Bolsa de Apoio à Tradução, no valor de R$ 5 mil. Caso a editora não seja filiada ao BP, ganhará o pacote Full para poder participar de todas as ações do Brazilian Publishers no período de 12 meses.

O regulamento também foi amplamente estudado pelo conselho curador e mudanças foram feitas para que tudo ficasse mais explicito e preciso. "Fizemos uma tentativa de aperfeiçoamento que envolveu uma conversa muito respeitosa e interessante. A intenção foi explicitar na linguagem do regulamento as mudanças que a gente entende que já aconteceram socialmente no mundo do livro", explicou Ana Elisa durante a coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira. Mudanças também foram feitas nas questões de gênero e raça e a expectativa é que os dados coletados ao final das inscrições possam servir para toda a cadeia produtiva do livro.

Além disso, será possível enviar conteúdos complementares junto com a obra inscrita para que o júri possa conhecer todos os recursos que o objeto livro traz.

Jurados

O público poderá, novamente, auto indicar ou recomendar nomes para a composição do júri do Prêmio Jabuti, por meio da consulta pública que inicia hoje (6) e segue até o dia 6 de junho. Para isso, basta preencher o formulário disponível no site do prêmio.

Datas e cerimônia

As inscrições terminam no dia 1º de julho. Os finalistas serão divulgados em novembro, novamente em duas fases (a primeira com os 10 finalistas das 20 categorias, e a segunda com os cinco).

A cerimônia de premiação também acontecerá em novembro e será novamente on-line. Segundo Marcionilo, na cerimônia do ano passado, o prêmio conseguiu atingir 12 mil pessoas, sem contar as que assistiram posteriormente. "Mesmo quando pudermos fazer um evento presencial, a cerimônia será transmitida on-line, foi um ganho significativo quanto à participação do público", concluiu.

Personalidade literária

...

Fonte: https://www.publishnews.com.br/materias/2021/05/06/prometendo-ser-mais-digital-e-plural-jabuti-abre-inscricoes-para-sua-edicao-de-2021









07:44 / by / 0 Comments

Post Top Ad