Post Top Ad

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Dica da revisora: A importância da normalização/padronização – Por Cirlene Ferreira


 A normalização/padronização não é uma atividade criada recentemente. Padronizar é algo realizado em diferentes atividades com a finalidade de "organizar", "pôr em ordem".

A organização (normalização/padronização)  de trabalhos acadêmicos tem a função de torná-los compreensíveis, esteticamente apresentáveis, mais claros; de garantir o intercâmbio, por meio da facilitação dos mecanismos de busca dos conteúdos informacionais; de facilitar a catalogação destes trabalhos/pesquisas; de evitar o plágio; e de ajudar a localizar os autores utilizados como referência para as pesquisas em determinada área de conhecimento.

 

[...] a norma não existe por ordens verticais e imperativas, mas a partir da percepção de que a não adoção de um padrão pode acarretar na continuidade de um dano ou não melhoria. [...] se não há elementos dispostos segundo uma ordem lógica estabelecida pela comunidade que dela se utiliza, haverá a dificuldade de identificação desses elementos e, até mesmo, a perda de algum deles, devido à desconsideração ou seguimento de normas. No meio científico, temos essa máxima fortemente presente, basta verificarmos trabalhos acadêmicos apresentados com ausência ou emprego incorreto de elementos básicos [...] (SAMPAIO, 2011, p. 30).

 

Uma dica importante para quem realiza pesquisa, que está escrevendo seu TCC, Dissertação, Tese, seu artigo: crie um documento apenas para seu uso e consulta pessoal com:

ordem alfabética, cronológica, apenas para seus autores, suas fontes como revistas, jornais, livros;

nome dos livros consultados;

nomes e sobrenomes de autores, datas de publicação, página onde encontrou o texto;

ano da edição, editora;

nomes específicos das revistas e jornais com datas especificadas, página e edição;

em caso de páginas na web, com o endereço da página, com endereço específico do trecho ou parte utilizada.

Este documento poderá ser consultado no futuro e a qualquer momento para normalizar seu texto; se for preciso reescrever seu texto; para escrever novos textos; e para conferir os conceitos utilizados.

 

O serviço de normalização é uma atividade bastante séria, que exige paciência, dedicação e atenção.

Para quem não tem tempo para realizar esta atividade, quem está na correria, nosso escritório normaliza/padroniza para universidades, universitários, revistas.

Observação: Se você contrata o serviço de revisão de texto, você não paga pela normalização, que está incluída no serviço de revisão.

 

Por Cirlene Ferreira

Nova Geração Serviços Editoriais

 

 

 

 




13:15 / by / 0 Comments

Post Top Ad