Post Top Ad

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Casa Mário de Andrade abre inscrições para o Programa Formativo 'Patrimônio, Memória e Gestão Cultural' - Fonte: PublishNews



Desde 2023, quando foi criada pelo museu, a formação já contribuiu para a qualificação de mais de 100 profissionais para atuação com patrimônio cultural no Brasil.

O Centro de Pesquisa e Referência do museu Casa Mário de Andrade está com inscrições abertas para o Programa Formativo Patrimônio, Memória e Gestão Cultural. Os interessados não precisam ter conhecimento prévio sobre a temática do curso e podem se candidatar até 7 de março, por meio do preenchimento do formulário disponível no site do museu.

A formação, que está em sua 4ª edição, oferece um conjunto de cursos e atividades relacionados à preservação e gestão do patrimônio cultural brasileiro e tem o objetivo de colaborar para a preparação de profissionais da área.

A grade curricular é composta pelas disciplinas Patrimônio Cultural: Aspectos históricos e teóricos (terças, das 19h às 21h); Gestão do Patrimônio Cultural (quintas, das 19h às 21h); e Estudos de casos, pesquisa e orientação de trabalhos (sábados, das 10h às 13h). Além do evento anual Encontro de Museus-Casas Literários — atividade que reúne instituições com perfil de museu-casa e ligadas a personalidades da literatura — em que os alunos do curso deverão participar.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 14 de março e os candidatos aprovados em primeira chamada serão informados por e-mail. O início das aulas está previsto para o dia 18 de abril. Mais detalhes sobre a formação e o processo seletivo podem ser encontrados aqui.

O corpo docente do curso é composto por especialistas da área de patrimônio e gestão cultural, entre eles, Fernando Atique, professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Marilúcia Bottallo, doutora em Ciências da Informação, mestre em Artes e museóloga formada pelo Instituto de Museologia de São Paulo da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), com Especialização em Documentação Museológica e Gestão Institucional; Cecília Machado, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-graduada em Museologia pela FESPSP, e Nádia Silva Lima, licenciada em História pela Universidade Nove de Julho, com formação técnica em Museologia pela ETEC Parque da Juventude e educadora no Espaço Memória Carandiru.

Fonte: Casa Mário de Andrade abre inscrições para o Programa Formativo 'Patrimônio, Memória e Gestão Cultural' | PublishNews

16:05 / by / 0 Comments

Post Top Ad