Post Top Ad

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Prêmio Jabuti: Livro publicado via Clube de Autores é finalista do Jabuti 2021 - Fonte: Blog Clube de Autores

 

Olha que notícia bacana de se ler!!!!!
Notícia que traz especial alegria para nós do NG que já revisamos livros para vários autores do Clube de Autores láááááááá nos anos de 2013, 2014, 2015.
E mais, o Clube de Autores foi o tema do 1º trabalho de Iniciação Científica da minha filha Vitória, hoje doutoranda.
Ficamos na torcida por ele!!!!!!!!!!!!! (Por Cirlene Ferreira)

________________________________________________



Democratizar o acesso ao conhecimento está no DNA do Clube de Autores e encaramos essa missão com muita seriedade. Por esse motivo, sempre que a importância de uma obra publicada através da nossa plataforma é reconhecida, vibramos com muito orgulho – porque sabemos o quão desafiadora pode ser a publicação independente e o quanto nossos autores se dedicam para que sua escrita chegue cada vez mais longe.

E quando uma obra que se compromete a tornar o conhecimento científico mais acessível é finalista de um dos maiores prêmios de literatura do Brasil? Ai a comemoração é em dobro!

Estamos muito felizes em saber que o Guia do Pesquisador Iniciante, escrito por Renato Falcão Dantas, está entre os 10 finalistas da categoria Ciências do 63º Prêmio Jabuti! E se você ainda não conhece a obra, dá uma olhadinha no resumo que preparamos:

Sobre o Guia do Pesquisador Iniciante:

Publicado em setembro de 2020, o “Guia do Pesquisador Iniciante” surgiu com o objetivo de simplificar o universo da pesquisa acadêmica para alunos, pesquisadores e professores em começo de carreira, que estão começando a se aventurar em um projeto científico, mestrado ou doutorado.

É, como o próprio título sugere, um guia para quem tem pouca familiaridade com o assunto. O livro aborda os principais conceitos do meio científico e indica o caminho para quem está entrando neste universo. Apresenta também diversas orientações sobre a produção de artigos, teses e dissertações, além de simplificar temas como financiamento à pesquisa ética e propriedade intelectual.

Confira um trechinho do Prefácio:

“A carreira de pesquisador ainda é muito incompreendida pela sociedade, incluindo estudantes do ensino superior. É comum pensar no cientista como um ser que possui uma inteligência extraordinária, um conhecimento ilimitado e capacidade de solucionar qualquer problema. Mas, na realidade, essa é uma profissão construída com muitas horas de dedicação, além de foco e disciplina.
(…) Espero que os conhecimentos, as experiências e os conselhos compartilhados durante os capítulos, redigidos com uma linguagem simples e focada nos iniciantes, possam ajudar na sua adaptação ao meio científico, suavizando, assim, o começo dessa maravilhosa carreira”.

E, é claro, para traduzir conceitos tão específicos em frases simples e facilmente compreendidas, nada melhor do que um especialista no assunto! Renato Falcão Dantas, autor da obra, é Farmacêutico, Mestre em Química pela Universidade Federal da Paraíba e Doutor pela Universidade de Barcelona. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas e líder de um grupo de pesquisa na área de Meio Ambiente.

Sobre o Prêmio Jabuti:

A primeira cerimônia do Prêmio Jabuti ocorreu em 1959 e, hoje, está em sua 63ª edição. Além da enorme abrangência de temas e da valorização de todos os profissionais envolvidos na criação e produção de um livro, o Jabuti reúne escritores de diversos segmentos e formatos – de livros publicados por editoras tradicionais à obras independentes.

O prêmio tem reconhecimento nacional e é promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Para participar da seleção, autores do Brasil inteiro inscrevem seus livros de acordo com as categorias disponíveis e os finalistas são divulgados em duas etapas: primeiro o TOP 10 e, em seguida, um TOP 5, escolhidos por um corpo de jurados.

Estar entre os selecionados é, sem dúvidas, um grande mérito e motivo de grande orgulho – para os autores e para o Clube!

Parabéns, Renato! E nosso agradecimento por confiar sua escrita ao Clube de Autores.

E você, está pronto para levar sua história ainda mais longe com a auto publicação? :)

Confira outros livros em destaque:

05:20 / by / 0 Comments

Post Top Ad